Sergipe reduz 48% da área queimada nos primeiros três meses de 2025

Laranjeiras foi município do estado mais impactado pelo fogo

Estado está entre as unidades federativas que menos queimou neste ano. (Foto: Mariana Carvalho/Governo de Sergipe)

No primeiro trimestre deste ano, Sergipe registrou um total de 663 hectares queimados. Isso representa uma queda de 48% em relação ao verificado no mesmo período de 2024, quando foram 1.285 hectares atingidos pelo fogo. 

As informações são disponibilizadas pelo MapBiomas, organização não governamental (ONG) que analisa dados mensais de queimadas no Brasil obtidos via satélite.

O estado está entre as unidades federativas que menos queimou neste ano. No Nordeste, fica atrás apenas do Rio Grande do Norte. 

Laranjeiras foi o município sergipano que teve a maior área atingida pelo fogo nos primeiros três meses do ano, com 93 hectares. Lagarto (49) e Tobias Barreto (43) vêm logo em seguida. 

Em Sergipe, as queimadas afetaram principalmente territórios utilizados para a agropecuária, com 481 hectares, o que representa 72% do total. O restante do terreno queimado se refere a áreas florestais e de vegetação herbácea e arbustiva.

Brasil

A extensão de todas as áreas queimadas no país somou 912,9 mil hectares entre janeiro e março – uma queda de 70% na comparação com o primeiro trimestre de 2024. Roraima registrou a maior quantidade de território queimado: 415,7 mil hectares. O estado é seguido pelo Pará (208,6 mil) e Maranhão (123,8 mil).

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *