A Assembleia Legislativa de Sergipe recebeu ontem a caravana da Procuradoria da Mulher da Câmara Federal, presidida pela deputada Soraya Santos (PL/RJ). Em pauta, a representatividade feminina nos espaços de poder, a violência política imposta às mulheres e caminhos para estimular o empreendedorismo e outras ações que promovam a garantia de direitos e integridade delas.
Sergipe foi o quinto estado a receber a caravana que contou com participação,também, da deputada federal e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra Moura (União-SE). “A Procuradoria da Mulher no Legislativo tem um papel diferente do Executivo e do Judiciário, nosso objetivo é dar voz ao que acontece com as mulheres nesse país, alem de garantir a sua participação efetiva, o exercício”, disse Soraya a uma plateia de deputadas federais, estaduais, vereadoras, pré-candidatas e mulheres de diversas áreas da sociedade civil.
Yandra Moura destacou a importância da realização do evento neste momento de pré-campanha eleitoral. “Queremos acolher as mulheres nesse momento tão sério e importante para a democracia. Aproveito para agradecer à deputada estadual e procuradora Especial da Mulher, Maisa Mitidieri, que acolheu nossa solicitação”, disse.
“Vamos juntas, somar esforços para contribuir com a melhoria dos dados atuais que assustam: apenas 12% de mulheres ocupam espaços de poder no Executivo Municipal e 16% do Legislativo Municipal é exercido por mulheres. É pouco, muito tímida essa forma de representatividade feminina”, acrescentou Yandra.
Os painéis contaram ainda com mulheres que ocupam espaços de poder no Judiciário e em outras profissões de destaque. O combate à violência política contra as mulheres nas redes sociais também foi abordado, assim como os mecanismos de defesa para as mulheres.
Com informações e foto da assessoria de imprensa da deputada Yandra Moura