Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em 51% dos municípios de Sergipe há desabastecimento de vacinas, diz levantamento

Ministério da Saúde é responsável por aquisição e distribuição de vacinas

Das 75 cidades de Sergipe, 51% têm desabastecimento de vacinas, segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No Nordeste, a proporção é de 65%.

A responsabilidade de adquirir e distribuir todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação é do Ministério da Saúde. Os estados oferecem seringas e agulhas aos municípios, que, por sua vez, aplicam a vacina. 

O estudo identificou 2.415 municípios brasileiros que registram falta de imunizantes, especialmente os destinados às crianças. Ou seja, em seis a cada dez cidades do país, vacinas contra doenças como varicela, covid-19 e hepatite A estão em escassez.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde reconheceu a falta de abastecimento adequado, e afirmou que os problemas estão relacionados principalmente à fabricação, à logística e à demanda dos imunizantes.

De acordo com a CNM, a pasta informou tentar alternativas à aquisição, a exemplo de compra via Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No entanto, há imunizantes com previsão para resolução apenas em 2025, enquanto para outros, ainda não existe resposta.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *