A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe realizou um minicurso voltado para mulheres que são atendidas pelos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Crams). A ação fez parte da programação da 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.
O minicurso trouxe para as mulheres técnicas de organização pessoal e foi ministrado pelas personal organizers Elisangela Cardoso e Marta Maria de Souza. Participaram do curso mulheres em situação de vulnerabilidade social e em situação de violência doméstica e familiar que recebem atendimento e acolhimento dos Crams localizados nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora Socorro.
“A ideia do curso é promover o fortalecimento dessas mulheres e, em especial, o fortalecimento econômico e o fortalecimento da autoestima.
O curso de personal organizer abre os horizontes para essas mulheres em uma perspectiva de novos trabalhos, que não sejam necessariamente empregos, principalmente, para aquelas mulheres que têm mais dificuldade de uma rotina diária com horário delimitado de emprego. Então, as professoras trouxeram essa perspectiva e, junto com isso, a ideia de fortalecer a autoestima através de estilo e moda”, destacou a psicóloga da Coordenadoria da Mulher, Sabrina Duarte.
Durante essa edição da Semana da Justiça da Paz em Casa, houve o lançamento do documentário As Marias, que retrata histórias de sergipanas com deficiência que sofreram violência doméstica, mulheres que ficaram deficientes após a violência sofrida e de famílias que perderam filhas, irmãs e mães vítimas de feminicídio. Também foi promovido um curso para os profissionais dos Crams e a segunda edição do encontro de grupos reflexivos para pessoas autoras de violência doméstica e familiar contra a mulher.
(As informações são do TJ/SE)