O Ministério da Educação (MEC) determinou que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realize um novo processo eleitoral para a formação da lista tríplice de reitor e vice-reitor do quadriênio 2025-2029.
A medida foi tomada após o órgão identificar irregularidades na etapa formal de votação pelo Colégio Eleitoral Especial.
Embora a consulta pública realizada no ano passado tenha apontado André Maurício como reitor e Silvana Bretas como vice, com 52,82% dos votos, o MEC destacou que a votação não seguiu o rito exigido.
A nova eleição deverá cumprir três diretrizes: a lista tríplice deve ser formada pelo colegiado máximo da universidade ou por outro colegiado instituído para esse fim; a consulta acadêmica não terá caráter vinculante; e a votação será uninominal, com candidatos concorrendo separadamente para cada cargo.
A UFS informou que, apesar de um parecer da Procuradoria Federal ter atestado a legalidade do procedimento adotado, seguirá a determinação do MEC com celeridade, “visando garantir a rápida apreciação da lista pela Presidência da República”.