Sergipe encerrou 2024 com crescimento de 5,8% no varejo. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
O percentual coloca o estado acima da média nacional, cuja alta foi de 4,7%. Além disso, Sergipe também teve variação anual positiva em dezembro, com 3%, enquanto a mensal apresentou leve expansão (0,7%).
O aumento se estendeu ainda ao setor varejista ampliado de Sergipe, batendo 6,5%, superior à do Brasil, de 4,1%.
O varejo ampliado inclui atividades relacionadas a veículos e motocicletas, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Brasil
No ano passado, oito das 11 atividades pesquisadas pelo IBGE na PMC apresentaram expansão, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, grupo que subiu 14,2%. É a única que, assim como o conjunto do setor de comércio, acumula 8 anos seguidos de alta.
As três atividades que retraíram nas vendas foram combustíveis e lubrificantes (1,5%), atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (7,7%).