O volume de vendas do comércio varejista de Sergipe teve uma queda de 3,9% no mês de janeiro, em relação a dezembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado é o pior de todo o país, cuja média no mês ficou em -0,1%. Além disso, a variação anual, que compara o índice obtido em janeiro deste ano com o apresentado no mesmo período do ano passado, também foi negativo: -2%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas teve uma diminuição de 2,3% em janeiro. A variação anual foi de -2,8%.
O varejo é aquecido no mês de dezembro em razão das festas de fim de ano, e a queda no setor no mês subsequente é esperada.
2024
O índice de janeiro contrasta com um 2024 positivo para o varejo: Sergipe encerrou o ano passado com crescimento de 5,8%, acima da média nacional, que foi de 4,7%.
Sergipe também teve variação anual positiva em dezembro, com 3%, enquanto a mensal apresentou leve expansão (0,7%). Ainda, o aumento se estendeu ao setor varejista ampliado de Sergipe, batendo 6,5%, superior à do Brasil, de 4,1%.
PMC
A PMC considera as seguintes atividades do setor varejista: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, combustíveis e lubrificantes, outros artigos de uso pessoal e doméstico, e livros, jornais, revistas e papelaria.
Também são pesquisados os itens das atividades envolvendo tecidos, vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos, hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.