Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aracaju está entre capitais que não elegeram nenhuma vereadora negra

Apenas Florianópolis compartilha posto com cidade sergipana, onde mulheres negras são 37% da população

Porém, maior parte das candidatas a vereadora eleitas em Sergipe são negras. (Foto: Alejandro Zambrana/Tribunal Superior Eleitoral)

O primeiro turno das eleições de 2024 em Aracaju terminou sem nenhuma mulher negra eleita vereadora pelo município. Ao lado de Florianópolis, é a única capital do Brasil a não ter representação feminina negra no Legislativo local.

O dado faz parte de levantamento realizado pela organização Gênero e Número.

Mulheres negras representam 37% de toda a população de Aracaju. São 225.413, entre os 602 mil habitantes da capital, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Das 26 pessoas eleitas para compor a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), 22 são homens, e quatro são mulheres, das quais uma se autodeclarou amarela e três afirmaram ser brancas à Justiça Eleitoral.

A proporção de mulheres negras em Florianópolis, onde a maior parte da população se identifica como branca (cerca de 76%), é muito menor em relação à capital sergipana: 11%. 

Sergipe

Apesar do quadro racial desigual entre mulheres na CMA, a maior parte das eleitas vereadoras são pretas e pardas no estado. Do total de 154 que conquistaram vaga, 104 se identificam como negras (67%). 

No panorama de gênero, homens foram a maioria dos parlamentares eleitos: 658. Já entre os 74 novos prefeitos escolhidos no primeiro turno, 63 são homens.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *