Mitidieri defende investimentos em energias renováveis e em biomas presentes em Sergipe  

BNDES apresentou a iniciativa sustentável a governadores do Consórcio Brasil Verde

Foto: Arthur Soares/Agência Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) participou, nesta quarta-feira (10), de reunião estratégica sobre ‘o papel do Fundo Clima no financiamento dos estados brasileiros’,  promovida pelo Consórcio Brasil Verde e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. No encontro, Fábio Mitidieri defendeu investimentos em energias renováveis e em biomas que se destacam no território nordestino, como os manguezais e a caatinga, presentes em Sergipe.

O encontro marca a primeira reunião entre a alta cúpula da presidência do BNDES e os estados que fazem parte do Consórcio Brasil Verde, para discutir a estratégia do Fundo Clima e a possibilidade de acesso aos recursos pelos estados. O objetivo principal foi apresentar o funcionamento do Fundo Clima e discutir detalhadamente os mecanismos, critérios e procedimentos pelos quais os estados poderão acessar os recursos disponíveis.

Fábio lembrou que o Brasil, por ser um país continental, possui uma grande diversidade de particularidades e o Nordeste também, por isso os investimentos devem considerar essas características. “Sergipe tem 31% do território de caatinga e 51% de manguezais, estamos lutando pelo fundo dos manguezais e da caatinga, porque entendemos que são dois biomas que tem um estoque de carbono verde e carbono azul fantásticos, o que pode muito nos ajudar nessa linha”, destacou.

O governador também ressaltou o potencial energético de Sergipe com a disponibilização de energias renováveis no cenário presente e oportunidades para o futuro para o desenvolvimento sustentável no país e no mundo. “Sergipe é um estado que tem 95% da sua energia limpa. Nós temos energia hidroelétrica, solar, termoelétrica, eólica, também temos as maiores fontes de reserva de gás na América Latina e isso também é relevante para o nosso futuro”, disse.

Ele destacou ainda que, recentemente em missão na Europa, tratou sobre energia sustentável e renovação energética. “Nós estamos falando de investimentos na ordem de bilhões de euros, com todos eles preocupados em renovar sua matriz energética. E nós temos a matriz energética mais limpa, barata, melhor localização geográfica e, por isso, o interesse tão grande no Nordeste. Temos as condições ideias para aproveitarmos o momento e a gente não pode desperdiçar essa energia”, enfatizou.

Mais informações no link: http://ttps://www.se.gov.br/noticias/governo/fabio_mitidieri_defende_biomas_predominantes_em_sergipe_e_potencial_energetico_do_estado_em_reuniao_sobre_investimentos_do_fundo_clima_

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of Katia Santana

Katia Santana

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *