Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Operação da PF faz buscas contra supostos desvios em compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Sergipe foi um dos Estados que comprou aparelhos, mas que não os recebeu

Operação mira alvos na Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

Nesta quinta-feira, 1º, a Polícia Federal (PF) cumpre 34 mandados de busca e apreensão, em quatro Estados brasileiros, contra suspeitos de envolvimento no desvio de dinheiro em compras de respiradores realizadas pelo Consórcio Nordeste, durante a pandemia de covid-19.

As equipes da corporação atuam na Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação inclui, segundo a PF, medidas judiciais de sequestro de bens expedidos pela Justiça Federal da Bahia. A Polícia investiga um supostos crimes licitatórios, desvio de recursos públicos, lavagem de capitais e organização criminosa.

Sergipe foi um dos Estados que, junto ao Consórcio Nordeste, adquiriu os equipamentos, mas nunca chegou a recebê-los. Em 2020, a gestão do ex-governador Belivaldo Chagas (PODE) realizou pedido de 30 aparelhos, junto à organização, mas a empresa contratada não honrou o acordo comercial.

Valor

A aquisição custou R$ 4,3 milhões, e cerca de R$ 2,15 milhões foram pagos de forma antecipada, conforme previa o contrato de compra dos respiradores pelo Governo do Estado. A outra metade não foi empenhada, após rescisão contratual com a empresa. Segundo afirmou Belivaldo à época, havia um seguro quanto ao pagamento dos 50% iniciais.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *