Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eleitorado feminino é maioria em nove a cada dez municípios sergipanos

Porém, mulheres são minoria em cargos políticos eletivos municipais no estado

Proporção acompanha tendência nacional. (Foto: Rovena Alves/Agência Brasil)

Dos 75 municípios de Sergipe, as mulheres são a maioria do eleitorado em 69 – o que representa 92% do total. Em apenas seis os homens são a maior parte (8%): Canhoba, Gararu, Graccho Cardoso, Monte Alegre, Pedra Mole e Pirambu. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O estado tem 917.449 mulheres registradas pela Justiça Eleitoral, o que significa cerca de 53% do número de eleitores. Já os homens somam 816.336 em Sergipe, isto é, 47%. A proporção acompanha a tendência nacional: no Brasil, o eleitorado feminino é maioria, com 52%. 

Apesar disso, as mulheres eleitas nas eleições municipais de 2020 foram minoria no estado. Enquanto foram escolhidos 671 vereadores homens, apenas 134 mulheres foram eleitas ao mesmo cargo – só 16%. 

Em números absolutos, Nossa Senhora do Socorro figura como o município sergipano que mais elegeu mulheres ao Legislativo local: cinco. Foi o único a atingir essa marca no estado.

Executivo

Em 2020, 61 homens foram eleitos prefeitos. As mulheres venceram o pleito ao comando do Executivo municipal em 14 das 75 cidades sergipanas – 18%. Ao cargo de vice-prefeita, foram 19 as escolhidas pela população – 24%.

Das 14 mulheres eleitas às prefeituras, só duas buscavam a reeleição naquele ano. Entre os 61 homens, 13 tentavam se reeleger no pleito.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *