Andrew Sander Felix de Aragão Pinheiro, aluno do Colégio Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro, foi diplomado e recebeu posse nesta segunda-feira (5) no Senado Federal do Brasil como participante do Programa Jovem Senador.
Ele é o representante de Sergipe da iniciativa, que conta com mais 26 estudantes dos demais Estados brasileiros e do Distrito Federal. Até esta sexta-feira (9), Andrew participará de uma série de atividades parlamentares, por meio de simulações do Plenário do Senado e de salas de comissões.
De acordo com a Casa legislativa, o objetivo da ação, realizada anualmente, é fomentar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de explicar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo.
Atividades
Segundo o Senado, os participantes terão suas próprias comissões temáticas. Nelas, eles vão apresentar e discutir sobre suas ideias legislativas. Haverá votação para aceitar ou rejeitar as proposições.
As sugestões aprovadas pelos alunos vão ser apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e vão começar a tramitar na Casa. Se acatadas pelos senadores, as propostas poderão virar lei. As atividades serão transmitidas a partir dos canais de comunicação oficiais do Senado Federal.
Participação
Puderam concorrer à vaga de representação estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, escolhidos por meio de um concurso de redação. Neste ano, de acordo com o Senado, foram 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas do país. Os participantes receberão um notebook como prêmio, ao final da ação.