Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Na Câmara, proposta cria banco de empregos para a juventude

Proposta é voltada a jovens de 16 a 29 anos que estejam cursando ou concluindo o ensino médio

Empresas que aderirem a programa terão benefícios fiscais, prevê projeto. (Foto: Jhennifer Laruska/Governo do Estado de Sergipe)

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2359/24, que cria o Banco de Empregos para a Juventude, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo da proposição é fomentar a inserção de jovens no mercado de trabalho, promover a escolarização e oferecer capacitação profissional em diversas áreas.

De autoria do deputado federal Marcos Tavares (PDT-RJ), o programa é voltado a jovens de 16 e 29 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. A iniciativa terá foco especial voltado àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo o texto, as atribuições do banco de empregos incluiriam cadastro de jovens, divulgação de vagas de emprego e estágio, oferta cursos de capacitação e estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e empresas, com o intuito de ampliar as oportunidades de capacitação e emprego.

Empresas que aderirem ao programa de Banco de Empregos para a Juventude poderão receber incentivos fiscais, em contrapartida pela oferta de vagas e de capacitação. Benefícios ainda serão regulamentados.

Tramitando em caráter conclusivo – não requer deliberação em Plenário –, o PL ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado, será enviado ao Senado Federal para apreciação dos parlamentares da Casa.

Com informações da Agência Câmara.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *