Um levantamento realizado pelo Observatório do Mercado de Trabalho e Renda em Sergipe estimou que a taxa de desocupação no estado deve variar entre 9,2% e 7,3% ao longo de 2025, tendo como base dados de 2012 a 2024.
(Clique e leia toda a pesquisa.)
Segundo o estudo, o último trimestre de 2024 deve terminar apresentando índice de 7,3% em Sergipe, com o aquecimento da economia local em razão do período festivo de fim de ano.
A taxa de desocupação mede a demanda por trabalhadores através da proporção de pessoas da força de trabalho, composta por indivíduos em condição de ocupação ou desocupação, que está desocupada.
“Em que pese Sergipe seguir a tendência regional, os índices ajustados constantes mostram que a desocupação foi mais severa no estado, sendo, em 2024, cerca de duas vezes maior que a média nordestina”, explicou o professor e pesquisador de estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Kleber Fernandes de Oliveira, responsável pelo levantamento.
Mais dados
Conforme o estudo, a subutilização da força de trabalho no estado tem o menor nível em 25% em relação à força de trabalho do último trimestre de 2015 e no segundo trimestre de 2024.
O relatório afirma que em 2025 a taxa de subutilização deve manter certa estabilidade, afetando cerca de 25% da força de trabalho ampliada.