Em novembro de 2024, o volume de serviços em Sergipe registrou retração de 2,4%, superior à diminuição de 0,9% registrada pelo país no mês. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (15).
No entanto, em relação a novembro de 2023, o segmento teve crescimento de cerca de 12%, o quinto maior do Brasil nessa avaliação comparativa. Isso coloca o estado aproximadamente 9 pontos percentuais (p.p.) acima da média de 2,9% do país para o período.
No acumulado do ano de 2024 até novembro, Sergipe apresentou resultado positivo: 7,5%, o terceiro maior entre todas as unidades da federação. O estado fica atrás somente do Piauí e do Amazonas.
Dados nacionais
Nacionalmente, as principais quedas em novembro foram nos segmentos de transportes (-2,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,6%).
Esses recuos devolveram parte dos ganhos acumulados nos dois meses anteriores, enquanto setores como informação e comunicação (1,0%), outros serviços (1,8%) e serviços prestados às famílias (1,7%) apresentaram crescimento.
Na comparação com novembro de 2023, o destaque foi o setor de informação e comunicação (6,6%), impulsionado por telecomunicações, desenvolvimento de softwares e serviços de TI.
Houve também altas em transportes (2,7%), beneficiados pelo aumento na logística de cargas e transporte aéreo, serviços às famílias (5,0%), puxados por restaurantes e hotéis, e serviços profissionais (0,4%).