Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sergipe terá 51 candidatos quilombolas e nove indígenas nas eleições de 2024

Maior parte das candidaturas é masculina e concorre ao cargo de vereador

Houve aumento no número de candidatos indígenas em relação a 2020, mas queda na comparação com 2016. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Haverá 51 candidatos quilombolas e nove indígenas concorrendo às eleições municipais de 2024 em Sergipe. Os dados foram disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Dos postulantes quilombolas, 47 disputam o cargo de vereador, enquanto quatro brigam pela posição de vice-prefeito. A maioria é composta por homens (28). Mulheres são 23.

Já entre os candidatos indígenas, todos concorrem ao Legislativo municipal. Dos nove, sete são homens, e dois são mulheres. Seis deles não informaram à Justiça Eleitoral a etnia indígena. Dois são do povo Xocó, e um é da etnia Xucuru-Kariri.

Aumento

O número de pessoas declaradas indígenas nas eleições municipais deste ano é maior do que o registrado no pleito de 2020. Naquele ano, eram oito. Porém, em comparação a 2016, houve queda, saindo de 13 para nove.

Não é possível mensurar se houve queda ou crescimento em relação aos candidatos quilombolas em 2024, devido à falta de dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *