Na manhã desta segunda-feira (16), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), anunciou a construção de uma universidade estadual, em entrevista à Rádio Fan FM.
De acordo com ele, o empreendimento está em fase de planejamento, e que a proposta deve ser apresentada no ano que vem pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). O mandatário afirmou que o projeto terá início em 2025.
Sergipe é um dos três estados brasileiros que não possuem nenhuma universidade estadual. A unidade da federação divide o posto com o Acre e Rondônia. A Bahia, estado vizinho, por exemplo, possui quatro instituições de ensino superior desse tipo.
“Nós fechamos um acordo com o Governo Federal sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), e a parte que cabe ao Estado nós vamos utilizar para construir a universidade estadual”, explicou ele.
Diferentemente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), administrada pelo Governo Federal, a universidade estadual seria gerida pelo próprio governo do estado.
O governador não anunciou a cidade sergipana que receberá a universidade estadual.