A Câmara dos Deputados disponibilizou ao público o Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Clique aqui e acesse.
O material tem o intuito de contribuir para a capacitação técnica e prática de mulheres interessadas em serem candidatas nas eleições municipais de 2024, “objetivando alcançar mulheres de todas as origens e lideranças femininas que atuam dentro e fora da política”.
A publicação possui informações explicativas e de auxílio a respeito da prestação de contas, arrecadação de verbas, acesso a recursos partidários, funcionamento do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, violência política de gênero, e mais.
Junto às deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Soraya Santos (PL-RJ), o prefácio do guia foi escrito pela deputada federal licenciada Yandra Moura (União-SE), pré-candidata a prefeita de Aracaju.
Dados
Na Câmara, apenas 91 das 513 cadeiras são ocupadas por mulheres (18%). É o mesmo percentual do Senado Federal, onde só há 15 senadoras, entre 81 parlamentares. Apesar disso, as mulheres são a maioria da população do Brasil e do eleitorado nacional.
Além disso, conforme a organização União Interparlamentar, o Brasil ocupa a 135º posição no ranking de países com mais mulheres no Parlamento.