MPSE e MP de Contas orientam municípios sobre uso de recursos da concessão da Deso

Fórum de órgãos fiscalizadores também alerta gestores públicos sobre utilização adequada de valores

Ofício expedido exige documentos que comprovem os valores recebidos. (Foto: Arthuro Paganini/Governo do Estado de Sergipe)

Uma recomendação conjunta emitida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público de Contas (MPC/SE) orienta os municípios sergipanos sobre a necessidade de transparência e eficiência na aplicação dos recursos a serem recebidos a partir da outorga da concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

As recomendações incluem a elaboração de um plano detalhado de aplicação dos valores, com metas específicas, prioridades de investimento e cronogramas, a movimentação dos valores em conta bancária exclusiva, que permita maior rastreabilidade e controle, a transparência total na divulgação das informações sobre a execução orçamentária e financeira, entre outras.

Segundo as instituições, o documento estabelece diretrizes que visam assegurar que os valores sejam destinados exclusivamente a projetos estruturantes e de impacto social e econômico. A recomendação também alerta que o descumprimento das normas poderá configurar atos de improbidade administrativa ou outras infrações legais.

Órgãos atentos

Nesta sexta-feira (20), o Fórum de Combate à Corrupção do Estado de Sergipe (Focco-SE), que reúne representantes de diversos órgãos fiscalizadores estaduais e federais, também publicou um alerta a respeito do uso da fatia que cada cidade receberá do Governo do Estado.

Segundo a nota, os órgãos de controle atuarão de forma “integrada e rigorosa no acompanhamento da aplicação destes recursos e, em caso de identificação de irregularidades ou desvios na aplicação dos recursos, os gestores estarão sujeitos a responsabilização administrativa, civil e criminal”.​

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of André Alcântara

André Alcântara

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *