A Prefeitura de Aracaju apresentou, nesta terça-feira (14), o primeiro ônibus elétrico da capital, em evento na Praça Hilton Lopes, no Centro da cidade. O veículo entrará em operação no dia 20 de janeiro e permanecerá em teste até 19 de fevereiro, circulando em linhas de alta demanda, como a 001 (Terminal DIA – Centro) e a 002 (Bugio – Centro).
O veículo foi adquirido com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. De acordo com a prefeita Emília Corrêa (PL), caso a experiência seja aprovada, novos dez ônibus elétricos serão adquiridos, também por meio do PAC.
A iniciativa tem como objetivo avaliar a viabilidade de implementação de ônibus elétricos no sistema de transporte público da cidade. Durante o período de testes, a Prefeitura disse que irá observar a operação do veículo e coletar opiniões dos passageiros.
O ônibus tem capacidade para até 76 passageiros e autonomia de 300 quilômetros por recarga. O veículo possui tomadas USB, Wi-Fi, ar-condicionado e vidros com proteção UV.
A adoção do modelo elétrico também visa a reduzir emissões de poluentes no ambiente urbano, com foco na modernização do transporte público e na eficiência energética.