Sergipe terá 27 pessoas transgênero concorrendo às eleições municipais de 2024. Todas as candidaturas serão para vereador, segundo dados da Justiça Eleitoral. É a primeira vez que informações sobre a identidade de gênero de candidatos são disponibilizadas.
O número representa 0.49% do total de candidaturas registradas no estado (5.492). Outras 710 pessoas postulantes a cargos eletivos no pleito deste ano preferiram não declarar sua identidade de gênero, conforme os dados. Os demais candidatos são cisgênero (4.755), representando a maioria.
Em 2020, Aracaju elegeu a hoje deputada estadual por Sergipe Linda Brasil (PSOL), primeira mulher trans a ocupar cadeira nas duas Casas. Não houve registro de outras pessoas trans eleitas no Estado nas eleições municipais recentes.
Identidade de gênero
Pessoas trans são aquelas que não se identificam com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Já as cisgênero são as que se identificam com o gênero atribuído a elas ao nascer.
Há cerca de 4 milhões de pessoas transgênero ou não-binárias no Brasil, segundo um estudo da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de 2021.