Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Plataforma monitora nível e volume de água nas barragens de Sergipe

Orgãos poderão acompanhar, em tempo real, dados sobre abastecimento e segurança

Foto: Ascom Semac

Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) disponibilizou a plataforma ‘SERhidro – Monitora Reservatório’, que apresenta o monitoramento de níveis e do volume útil de água dos reservatórios, utilizados especialmente para abastecimento público e para irrigação dos perímetros públicos estaduais.

Disponibilizado no site da Semac, o módulo de monitoramento dispõe de dados que apontam as situações de normalidade, atenção, alerta e emergência, tanto para garantir a segurança das barragens como para manter a segurança no atendimento aos usos que são abastecidos pela água acumulada. As informações poderão ser utilizadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Defesa Civil.

O gerente de Gestão e Segurança Hídrica da Semac, João Carlos Santos Rocha, enfatiza que o monitoramento é essencial para que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente possa gerenciar de forma eficaz a água reservada para atender as diversas finalidades, fundamentada na segurança hídrica. “São informações muito importantes para a Deso, a Corderse e Defesa Civil, porque esses órgãos podem, em tempo real, acompanhar a evolução do nível de reservatórios e verificar tanto a questão do abastecimento quanto a questão da segurança da barragem”, frisou. 

Ele ainda explica que a leitura do nível de água para a determinação do volume acumulado pelas barragens é feita por meio de réguas linimétricas instaladas nas margens do lago. “Diariamente, uma pessoa residente próximo às barragens efetua a leitura do nível de água e encaminha essa informação para a Semac, a fim de que sejam analisados e calculados os volumes armazenados em cada barragem. O trabalho é desenvolvido por meio de cooperação técnica com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”, destacou João Carlos.
(informações: Agência de Notícias do Governo de Sergipe

Compartilhe nas Redes
WhatsApp
Facebook
Picture of Katia Santana

Katia Santana

Mais Recentes

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *