Em dez dias de funcionamento, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu 31 denúncias relacionadas a casos de propaganda irregular em Sergipe.
Ou seja, são cerca de três relatos de infrações diariamente. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, a maioria das denúncias são feitas em Aracaju (15). A capital é seguida por Nossa Senhora do Socorro (5) e Indiaroba (4).
Disponível desde o dia 16 de agosto, quando teve início a propaganda eleitoral, a aplicação pode ser adquirida gratuitamente em dispositivos Android e iOS. Nela, é possível realizar e acompanhar denúncias de propaganda irregular.
Os eleitores também podem denunciar ações eleitorais irregulares por meio do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Casos de desinformação também podem ser denunciados de maneira gratuita pelo SOS Voto, ligando para o número 1491.
Números
Sergipe está bem longe de outros estados brasileiros quanto ao número de denúncias registradas via Pardal. Em São Paulo, foram 2.820. Já em Minas Gerais, 1.559.
A nível nacional o TSE contabiliza mais de 14 mil relatos, o que equivale a mais de mil realizados por dia.