Um servidor comissionado da Prefeitura de Aracaju foi flagrado pela Polícia Civil sergipana, neste terça-feira (23), portando cerca de R$ 240 mil em espécie.
O servidor, cujo nome ainda está preservado, é lotado na Secretaria Municipal e Educação de Aracaju.
De acordo com a Polícia, ele não explicou de maneira satisfatória para a origem do dinheiro.
Informações dão conta que há algum tempo, denúncias recorrentes eram feitas informalmente, apontando o possível envolvimento do servidor em um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos.
Segundo as investigações, o esquema investigado funcionaria de duas formas:
A primeira ocorria a partir de contratos firmados entre empresas e a Prefeitura Municipal de Aracaju. As transaçõesd seriam superfaturadas, com parte dos valores pagos em excesso retornando a gestores municipais.
A segunda forma se dava em forma de cobrança de propina de empresários para a liberação de pagamentos relacionados a contratos já executados e liquidados.
A Polícia Civil informou que vai instaurar um inquérito para apurar a procedência dos valores apreendidos e todas as circunstâncias relacionadas ao caso.
As investigações também vão verificar se o montante encontrado teria eventual destinação para financiamento de campanha eleitoral.
Em nota, a Prefeitura informou que tomou conhecimento, por meio da imprensa, da operação realizada pelas autoridades competentes e acompanha seus desdobramentos.
De acordo com a nota, “como medida administrativa, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) determinou o afastamento do servidor citado na investigação de suas funções, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”.
Ressaltou que confia no trabalho das instituições competentes e “reafirma a importância da apuração dos fatos, com observância ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa”.
Disse ainda, que “em razão do andamento das investigações, a administração municipal não fará comentários adicionais neste momento”.
(Da redação e imagem divulgação)








