Sergipe foi a unidade federativa brasileira com o segundo maior avanço em solidez fiscal, entre 2022 e 2023, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, estudo produzido pelo Centro de Liderança Política (CLP).
De acordo com o levantamento, o Estado saiu da 20ª colação na edição anterior da pesquisa, para a 11ª, avançando nove posições no ranking. Sergipe só ficou atrás do Distrito Federal, que subiu dez posições, saindo de 22ª para a 12ª posição.
Em 2023, o Estado apresentou melhoras nos indicadores Poupança Corrente (+12 posições), Resultado Primário (+19 posições) e Gasto com Pessoal (SE +13 posições).
Outros indicadores fiscais medidos pelo Ranking de Competitividade dos Estados incluíram Taxa de Investimentos, Regra de Ouro, Solvência Fiscal, Sucesso do Planejamento Orçamentário, Dependência Fiscal, e Índice de Liquidez
Levantamento
O estudo do CLP analisa a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a partir de dez eixos temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
No ranking geral, Sergipe ficou na 18ª colocação, acima de Estados como Pernambuco, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí.